Sete das principais equipes norte-americanas se uniram para formar a PEA – Professional Esports Association. A premissa da associação é fornecer benefícios para os jogadores profissionais.

As equipes fundadoras da PEA, são: Immortals, Team SoloMid, Team Liquid, compLexity Gaming, Counter Logic Gaming, NRG Esports e Cloud9.

“A PEA representa algo novo no eSports: uma associação entre equipes profissionais onde eles administram, compartilham os lucros da própria liga, e também onde os jogadores vão ter o poder nas tomadas de decisões”, disse Jason Katz, Comissário PEA. “Isto irá permitir construir um ambiente saudável e estável, fornecendo uma interação de longo prazo entre os jogadores, a comunidade, a mídia e os patrocinadores. “

O PEA irá trazer para o cenário norte-americano de Counter-Strike: Global Offensive uma liga própria. Durante 10 semanas, e com duas transmissões semanais, a liga trará pelo menos $1 milhão em premiação durante o primeiro ano, com $500.000 já na primeira temporada.

“Isso marca o fim dos dias de ‘Wild West’ dos eSports”, disse Jack Etienne, CEO Cloud9. “A comunidade e os jogadores querem estabilidade e confiabilidade. Ligas vêm e vão, equipes são criadas e depois desaparecem, mas com a PEA, as equipes estarão em um compromisso de longo prazo com os seus jogadores e fãs.”

Os jogadores, narradores e os proprietários das equipes receberão, de forma igualitária, 50% dos lucros gerados. A PEA também irá proporcionar benefícios financeiros para os jogadores, tais como serviços de aposentadoria, planejamento de investimentos e muito mais.

“É hora das ligas compartilharem os seus lucros e decisões estratégicas com os jogadores”, disse Andy Dinh, CEO do TSM. “A PEA é um veículo que nos permitirá trabalhar em conjunto com os jogadores”.

A estrutura de gestão da PEA é o seu ponto mais interessante – Os jogadores vão ter voz ativa nas decisões. Jogadores vão decidir as Regras do Comitê (bem como ajudar a decidir formato da competição, as regras e distribuição da premiação), além também de formarem uma Comissão de Reclamações, que vai garantir aos jogadores decidirem o que acontece logo após a reclamação de algum jogador ao comitê.

Imagem por PVP Live.

COMENTÁRIOS